Endereço
Horário de funcionamento:
Seg. a Sexta: 8h - 17h
A AEP (Análise Ergonômica Preliminar) e AET (Análise Ergonômica do Trabalho) são práticas propostas pela NR 17 que permitem a análise do ambiente de trabalho e direcionam o planejamento de medidas preventivas em cada situação de perigo e risco ocupacional identificado dos trabalhadores. Ações preventivas que evitam acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
A AEP (Análise Ergonômica Preliminar) é realizada por meio de abordagens qualitativas, semiquantitativas, quantitativas ou a combinação dessas, dependendo do risco e dos requisitos legais, com o objetivo de identificar perigos e produzir evidências para o planejamento das medidas preventivas, conforme preconiza a NR 17. Devendo ser realizada como uma das etapas do processo de avaliação dos riscos ocupacionais do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isto é, são informações que integram o inventário de riscos e subsidiam as medidas de controle adotadas pelas empresas para eliminar ou reduzir os níveis de exposição dos trabalhadores.
A AET (Análise Ergonômica do Trabalho) é um documento da Saúde e Segurança – SST que descreve uma análise global e complementar que buscando a melhoria de uma situação de trabalho. Elaborada por um Ergonomista. Esse documento deve conter todas as informações necessárias para a descrição das atividades envolvidas na análise e para a sugestão de melhorias no posto de trabalho analisado.
Visando avaliar a adaptação das condições do posto de trabalho a análise das atividades e às características psicofisiológicas dos trabalhadores, considerando a carga perceptiva e os fatores da tarefa como: normas de produção, modo operatório, exigência de tempo, ritmo de trabalho e determinação do conteúdo das tarefas; a existência de fatores de dificuldade nos diversos elementos da tarefa e organização do trabalho.